Pesquisar no site


Contato

Grupo Rocha Eterna
Avenida das Indústrias 1561
Fazenda Rio Grande - PR

(41)995461643 - Pablo
(41)998858783 - Elaine

E-mail: gruporochaeterna@hotmail.com

 

 

Estudo bíblico, vinte nove perguntas e respostas sobre o sábado, quarto mandamento.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O

SÁBADO, QUARTO MANDAMENTO

 

Meus amados, eu Pastor Pedro Felipe estou servindo ao Senhor Jesus há mais de quatro décadas e confesso a vocês que sempre gostei muito de estudar sobre os dez mandamentos e inclusive o repouso do sábado. Nessa caminhada encontrei muitas pessoas guardando o sábado, porem, com muitas perguntas sobre o que se pode e o que não se pode fazer durante este dia de descanso, perguntas tais como estas que você irá ler a seguir, no entanto eu me comprometo perante Deus que irei respondê-las com o mais alto grau de fidelidade e imparcialidade e de acordo com as escrituras sagradas.

 

* Pergunta nº 01: desde que época da história o Sábado é observado como mandamento?

 

R. O Sábado (quarto mandamento) faz parte da obra da criação e, portanto na mesma semana que Deus criou o sol, a lua e as estrelas, Deus criou também o homem e, então criou o Sábado por causa do homem, sendo assim, o Sábado faz parte da obra da criação e encontramos ele na primeira folha da bíblia.  O Sábado é observado como dia de repouso desde a fundação do mundo e com certeza o sétimo dia da semana foi santificado e abençoado pelo próprio Deus. Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera. Gênesis 2:1 ao 3.

 

* Pergunta nº 02: então Moisés não foi o primeiro a guardar o Sábado? 

 

R. Moisés só passou a existir cerca de dois mil e quinhentos anos depois que o criador de todas as coisas criou o Shabat (Sábado), ou seja, foi o nosso Deus que nos deu um dia especial para o nosso descanso físico, mental e também para um grande elevo espiritual, tendo assim a cada sete dias um dia exclusivo de comunhão para com Deus.

 

* Pergunta nº 03: mas os sete dias da semana não são todos iguais?

 

 R. Meu amado observe com carinho o primeiro capitulo de Gênesis e veja como o nosso Deus se referiu aos outros seis dias da semana; V. 5. E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

8 Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gênesis C.1:5 ao 31.

Agora observe bem o sétimo dia, e veja a diferença, pois o nosso Deus abençoou e santificou o dia sétimo;

Gênesis 2:1 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. 2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. 3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera. Gênesis 2:1 ao 3.

Para um conhecedor da bíblia é mais fácil convencer á alguém que 6 copos com água e um copo com suco de laranja é tudo a mesma coisa a dizer que os sete dias da semana são todos iguais, porque no sétimo dia Deus descansou abençoou e santificou.  12 Disse mais o Senhor a Moisés:

13 Falarás também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós pelas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.

 14 Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; ...  Ex. 31: 12 ao 18.

 

* Pergunta nº 04: E isso tudo está na primeira folha da bíblia?

 

R. Sim, como já vimos no capítulo um, o homem foi feito no sexto dia e o nosso Deus fez o Sábado por causa do homem. Marcos 2:27.  e sendo ele o criador, nos deu também um grande exemplo, pois foi o primeiro a abençoar, guardar e tornar santo o sétimo dia da semana, mostrando assim o seu grande amor, guardando o Sábado juntamente com os nossos primeiros pais lá no Jardim do Éden.

 

* Pergunta nº 05: Além de servir para o nosso repouso físico, mental e também para o nosso elevo espiritual, o 

Sábado (quarto mandamento) sendo o sétimo dia da semana tem algum sentido profético?

 

R. Com certeza. Com minuciosos estudos na bíblia sobre a história da raça humana na terra podemos perceber facilmente que estamos vivendo agora o finalzinho do sexto milênio, que corresponde aos seis primeiros dias da criação, dias de muitos trabalhos e sofrimentos. E Pedro disse: Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. II Pedro 3:8.

Já o sétimo dia da criação ou o descanso sabático está totalmente relacionado com as bodas do cordeiro e o nosso Senhor Jesus Cristo nos falou muito sobre essas bodas, então disse Jesus aos seus servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. Mateus 22:8

Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou, Apoc. 19:7.  Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. ... e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Apoc. 20:2 e 4 ou seja repousaram com Cristo o sétimo milênio que corresponde ao Sábado milenar, conforme relatou o escritor no livro de Hebreus C. 4:1 Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no seu descanso, temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado. 2 Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que a ouviram.

3 Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo; 4 pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras;

5 e outra vez, neste lugar: Não entrarão no meu descanso. 6 Visto, pois, restar que alguns entrem nele, e que aqueles a quem anteriormente foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, 7 determina outra vez um certo dia, hoje, dizendo por Davi, depois de tanto tempo, como antes fora dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.

8 Porque, se Josué lhes houvesse dado descanso, não teria falado depois disso de outro dia. 9 Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus. 10 Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas. 11 Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. 12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus C. 4 e em Apocalipse capitulo 20 esta escrito; 5 Mas os outros mortos ou seja (os ímpios, aqueles que nunca aceitaram guardar os mandamentos de Deus não reviveram, até que os mil anos se completassem). Esta é a primeira ressurreição.

6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos. 7 Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, Apoc. C. 20:5 ao 7. Observe que nem os ímpios e muito menos satanás foram achados dignos de entrar com Cristo e o salvos no Sábado milenar, e Jesus revelou á João dizendo que a perseverança dos santos é guardar os mandamentos de Deus: Aqui está a perseverança dos santos, dos que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apoc. 14:12.

 

* Pergunta nº 06: porque o Sábado é tão importante para Deus, a ponto de estar incluído entre os dez mandamentos?

 

R. Está escrito que os dez mandamentos inclusive o Sábado, quarto mandamento, foram escritos pelo próprio dedo de Deus e em duas tábuas de pedra, e na bíblia sagrada pedra é símbolo de eternidade: E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. Êxodo C. 31:18. Como passa a tempestade, assim desaparece o ímpio; mas o justo tem fundamentos eternos. Prov. 10:25.  E Jesus prosseguiu:

O Sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado. Marcos 2:27. Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. João 1:10 e 11Meus amados o nosso criador criou o mundo inteiro, criou a semana de sete dias, criou o homem, criou o Sábado, e colocou o Sábado como sinal entre ele e o seu povo. E Deus disse: Demais lhes dei também os meus Sábados, para servirem de sinal entre mim e eles; a fim de que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica. E santificai os meus Sábados; e eles servirão de sinal entre mim e vós para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus. ·Ezeq.  20:12 e 20.

Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou dirá a tua obra: Não tens mãos? Isaías 45:9.

 

* Pergunta nº 07: o que significa a palavra sinal?

 

R. Segundo o dicionário da língua portuguesa, a palavra sinal significa coisa que serve de advertência, mas o sinal também ajuda muito na hora de identificar ou reconhecer algo ou alguém, como de sua propriedade e com certeza o Sábado por estar já na primeira folha da bíblia, é o primeiro grande pacto entre o criador e a criatura, ou seja, entre Deus e o homem. Além disso, um sinal pode servir para registrar um pacto e até como uma assinatura de um grande contrato. Na bíblia, a palavra sinal é levada muitíssimo a sério, pois serve para assinalar ou marcar todos aqueles que são escolhidos por Deus para serem salvos.

 

* Pergunta nº 08: então existem outros sinais de Deus na bíblia alem do Sábado?

 

R. Com certeza, pois pesquisando toda a bíblia encontramos nada menos que noventa e oito versículos com a palavra sinal. Um sinal geralmente é uma marca pessoal que Deus faz nas pessoas que obedecem a ele, como podemos ver no relato de Ezequiel, todos aqueles que não tinham o sinal de Deus foram mortos até mesmo mulheres e crianças; E disse-lhe o Senhor: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal nas testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela. Ezeq. 9:4.

Disse também Deus a Noé, e a seus filhos

9 Eis que eu estabeleço o meu pacto convosco e com a vossa descendência depois de vós,... 13 O meu arco tenho posto nas nuvens, e ele será por sinal de haver um pacto entre mim e a terra... Gên. C. 9:8 ao 13.  obs. Nesse caso o sinal também serve de pacto e de uma marca para que possamos nos lembrar do compromisso que existe entre o nosso Deus criador e o homem,  pois somos a imagem do próprio Deus.

Lá no Egito, o sinal feito com o sangue de cordeiros nos umbrais da portas serviu para marcar quem deveria ser salvo e quem deveria ser destruído, ...Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito... Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios; e, ao ver o sangue na verga da porta e em ambos os umbrais, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas para vos ferir. Êxodo 12:12 ao 23.

Até para anunciar a vinda do nosso salvador, o Senhor deu um sinal; Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Isaias 7:14.

Nos próximos versículos podemos perceber que apesar da incredulidade dos fariseus, eles pedem um sinal ao Senhor Jesus, mas ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas; Mateus 12:39.

Desde o inicio deste estudo bíblico, aprendemos bastante sobre o valor e a necessidade de termos os sinais de Deus em nossas vidas, pois a bíblia deixa muito claro; ou temos o sinal do nosso Deus e salvador ou então teremos o sinal da besta.

 

* Pergunta nº 09: Até aqui deu para entender muito bem sobre a necessidade de termos em nós, todos os sinais de Deus para a nossa salvação, mas, o sinal daquele dragão, que deu a besta o seu poder, qual é?

 

R. Para entendermos melhor o que é o sinal da besta, primeiro precisamos saber quem é a besta citada por Jesus a João em Apocalipse, e esta resposta começa no livro do profeta Daniel. C. 7:23 ao 25. Assim me disse ele: O quarto animal será um quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços... Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Daniel 7:23 ao 25.

Viu-se também outro sinal no céu: eis um grande dragão vermelho que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas;... E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apoc. 12:3 ao 9. E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e o dragão (satanás) deu-lhe o seu poder e o seu trono e grande autoridade.

Segundo as profecias de Daniel sobre os quatros reinos que haveriam de vir sobre a terra, o governo de Roma se encaixa plenamente como sendo o quarto reino na terra e sem dúvida alguma foi para o poder religioso de Roma que satanás o grande dragão vermelho deu-lhe o seu poder e o seu trono e grande autoridade. E com esse terrível poder religioso nas mãos, o império romano ousou mexer nos dez mandamentos da lei de Deus e é muito fácil de verificarmos isso, basta ser colocado lado a lado os dez mandamentos escritos pelo dedo de Deus, que estão relatados no capitulo 20 de Êxodo, com o catecismo romano onde aparece descaradamente o domingo, primeiro dia da semana, no lugar do Sábado o sétimo dia, tornando-se assim evidente que o sinal da besta na mão é o domingo, primeiro dia da semana. Lembramos que o Sábado, quarto mandamento, encontra-se em mais de cem versículos da bíblia, enquanto que a palavra domingo, nem mesmo existe na Bíblia original.

E é muito fácil percebermos onde está o erro, pois o nosso Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo dia descansou e já o império religioso de Roma, conforme profetizado por Daniel mudou os tempos e as leis de Deus, e no catecismo da igreja católica ficou assim: terceiro mandamento - guardar domingos e festas de guarda - e essa mudança do Sábado para o domingo, primeiro dia da semana, é que é o sinal da besta, porem o nosso Deus disse: ...E santificai os meus Sábados; e eles servirão de sinal entre mim e vós para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus. Ezeq.  20:12 e 20.

 

* Pergunta nº 10: qual é a origem da palavra Sábado?

 

R. O nome Sábado para o sétimo dia da semana tem sua origem na palavra Shabat, e quer dizer descanso e vem do idioma hebraico que por sua vez é o idioma oficial do antigo testamento, portanto, quando o nosso Deus escreveu os dez mandamentos com o seu próprio dedo - Êx. 31:18 e chegando no quarto mandamento ele disse: lembra te do dia de Sábado para o santificar - ele na verdade estava dizendo; lembra-te do sétimo dia da semana, ele será um dia de repouso para você o santificar e assim estares em plena comunhão com o teu criador, que também descansou no sétimo dia e Deus repetiu as mesmas palavras que havia dito lá no início da criação, Gênesis C. 2. Ele as renovou no Monte Sinai e disse ao seu povo: 8 Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar. 9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; 10 mas o sétimo dia é o Sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. 11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou. Êx. 20:8 aos 11.

Podemos perceber a insistência do nosso Deus e que o criador faz referência direta ao sábado da criação que ele criou desde a primeira folha da bíblia, ou seja desde a primeira semana da história.

 

* Pergunta nº 11: porque a bíblia apresenta vários tipos de sábados?

 

R. Como já podemos ver na resposta da pergunta anterior, todas as vezes que acontecia uma festa religiosa, os israelitas eram proibidos de trabalhar e no idioma hebraico, o idioma daquele povo, descansar, tinha o nome de Shabat, ou seja, descanso, e é por isso que aparecem vários tipos de Sábados no antigo testamento, mas como todos aqueles dias de festas tinham um sentido cerimonial e apontavam para o sacrifício de Cristo na cruz, então todos aqueles Sábados cerimoniais, principalmente a páscoa e todas as demais cerimônias que eram representadas pelo sacerdócio levítico, se cumpriram com a morte do Messias.

 

O dia da expiação ( este por exemplo, não é o sábado do sétimo dia, e sim  um sábado cerimonial que era observado pelo povo de Israel uma única vês a cada ano e sempre no dia dez do mês sétimo. Ora, o décimo dia desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor.

28 Nesse dia não fareis trabalho algum; porque é o dia da expiação, para nele fazer-se expiação por vós perante o Senhor vosso Deus... 31 Não fareis nele trabalho algum; isso será estatuto perpétuo pelas vossas gerações em todas as vossas habitações.

32 Sábado de descanso vos será, e afligireis as vossas almas; desde a tardinha do dia nono do mês até a outra tarde, guardareis o vosso sábado Lev. 21:26 ao 32.  (Observe que o Senhor disse: o vosso sábado,  pelo fato de ser um sábado cerimonial).

 

* Pergunta nº 12: como eu posso ter certeza que o Sábado do sétimo dia da semana, o quarto mandamento, não estava junto com a lei cerimonial que foi cravada na cruz, com a morte de Jesus?

 

R. Na bíblia encontramos as leis em dois grandes grupo bem separados um do outro, sendo que no primeiro grupo encontramos os dez mandamentos, inclusive o Sábado o quarto mandamento que foram escritos pelo dedo do próprio Deus e em tábuas de pedras símbolo de eternidade Êx. 31:12 ao 18. Disse mais o Senhor a Moisés. Guardarão, pois, o Sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo. Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se. E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. Êx. 31:12 ao 18. Então o Senhor escreveu nas tábuas, conforme a primeira escritura, os dez mandamentos, que ele vos falara no monte, do meio do fogo, no dia da assembléia; e o Senhor, mas deu a mim. Virei-me, pois, desci do monte e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão como o Senhor me ordenou. Deut. 10:4 e 5.

Meu amado pode ter certeza que o Sábado quarto mandamento, foi escrito pelo dedo de Deus e está dentro da arca do pacto, enquanto que os outros Sábados que eram dias de festas cerimoniais ou descansos festivos e transitórios foram escritos por Moisés em um livro e posto ao lado de fora da arca do pacto do Senhor. Ora, tendo Moisés acabado de escrever num livro todas as palavras desta lei, deu ordem aos levitas que levavam a arca do pacto do Senhor, dizendo: Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca do pacto do Senhor vosso Deus,... Det. 31:24 ao 26. Com certeza nenhuma das maravilhosas leis do nosso Deus podem ser abolidas e muito menos os dez mandamentos, o próprio Senhor Jesus disse em Mateus 5:17 e 18.  Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas;... Meu amado quem anda por ai enganando as pessoas e dizendo que Jesus veio abolir os seus próprios mandamentos é o mesmo dragão vermelho que enganou uma terça parte dos anjos lá no céu. É o mesmo que colocou dúvidas em Adão e Eva sobre o mandamento e com palavras enganosas fez com que eles comessem do fruto proibido, esse com certeza mudou os tempos e a lei colocando o domingo no lugar do Sábado, conforme profetizou Daniel no capitulo 7:23 ao 25. 

 

Pergunta nº 13: Mas o Sábado não era só para o povo judeu?

 

R. De forma nenhuma, pois quando Deus fez o mundo ele já fez também o Sábado e de acordo com o nosso criador todos os homens e mulheres precisam de um Shabat, ou seja, precisam de um descanso a cada sete dias e foi o próprio Senhor Jesus que confirmou: O Sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado. Marcos 2:27. Bem-aventurado o homem que fizer isto,... Que se abstém de profanar o Sábado, e guarda a sua mão de cometer o mal. E aos estrangeiros,... Todos os que guardarem o Sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto, sim, a esses os levarei ao meu santo monte,... Porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Isaias 56:2 ao 7.  (observe que em nenhum destes testos aparece a palavra judeu, mais sim, todo homem ou todos os povos)

Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs;

 então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse. Isaias 58:13 e 14.

Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem. Ecles. 12:13. Meu amado pare de contender com o teu criador, assuma a condição de homem e comesse a santificar o dia de Sábado. ( Obs. Aqui está muito claro, guardar os mandamentos não é um dever só para os judeus, mais para todos os homens).

 

* Pergunta nº 14: E o patriarca Abraão, que é nosso pai na fé, e viveu muitos séculos antes de Moisés, também obedeceu ao mandado e os preceitos e as leis de Deus?

R. A bíblia diz que Abraão foi um grande amigo de Deus e ninguém, nem no céu e nem na terra pode ser amigo de Deus enquanto não guardar os mandamentos, observe que foi o Senhor Jesus quem falou: Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vós mando. João 15:14. E o senhor elogiou Abraão dizendo: porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. Gênesis 26:5.

 Responderam-lhe: Nosso pai é AbraãoDisse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão. João 8:39.

 

* Pergunta nº 15: mas se todas as pessoas precisam guardar os dez mandamentos para se salvarem, então qual é o real significado da palavra graça?

 

R. No sentido bíblico, a palavra graça quer dizer: favor, perdão, ser recebido com benevolência; mas em momento algum a graça de Deus pode ser confundida com liberdade para desobedecer aos seus mandamentos, senão o Senhor Jesus não teria dito aos apóstolos; Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. João 15:14. Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão. Salmos 84:11.

Infelizmente muitos pregadores por não saberem o verdadeiro sentido da palavra graça, saem por ai dizendo que não precisamos guardar os mandamentos, porque estamos na graça. Então porque esses mesmos pregadores não aplicam este mesmo entendimento que eles têm sobre a graça a um pecador que pratica a idolatria, que, portanto estaria transgredindo o segundo mandamento. Êxodo 20:1 ao 17.  Se estar debaixo da graça de Deus, significa estarmos liberados para pecar, transgredindo inclusive os dez mandamentos, então a pregação do evangelho não teria o menor sentido, e o Senhor Jesus teria morrido em vão lá na cruz. (veja o que disse o apóstolo Paulo) Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Rom. 6:15.  Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito Rom 15:4. E é o apóstolo Pedro quem confirma: E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem. Atos 5:32.

 

* Pergunta nº 16: o paganismo romano tirou o segundo mandamento que proíbe a idolatria e tirou também o quarto mandamento que é o Sábado, a maioria dos pastores evangélicos até concordam com nove mandamentos, porém, são contra o repouso do Sábado. É possível obter salvação apenas com nove mandamentos? Existe uma resposta bem objetiva sobre isso no novo testamento?

 

R. Tiago escreveu algo exatamente sobre isso e ele disse: Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. Porque o mesmo que disse: Não matarás, também disse: não cometeras adultério. Ora, se tu não cometes adultério, mas matares é homicida, te hás tornado transgressor da lei. E Jesus Respondeu: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos. Mateus 19:17

 Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade;  I João 2:4. Agora veja a opinião do salmista, Todos os teus mandamentos são fiéis. Sou perseguido injustamente; ajuda-me!... 

E o salmista acrescentou: Apartai-vos de mim, malfeitores, para que eu guarde os mandamentos do meu Deus. Salmos 119: 86 e 115.

 

* Pergunta nº 17:  E Jesus guardou mesmo o Sábado?

 

R. veja o que o Senhor Jesus pensa  sobre o assunto: Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos. Mateus 19:17. E prosseguiu (Jesus): O sábado foi feito por causa do homem, ... Marcos 2:27. (observe que Jesus por causa dos Judeus, más por causa do homem) Então voltou Jesus... Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de Sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Lucas 4:15 e 16. Acho que a palavra costume contida nesse versículo é muito boa para ajudar a todos os pastores que pensam ser errado nós termos usos e costumes, certamente o Senhor Jesus tem bons costumes, não é? E Jesus afirmou: 17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. 18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Mateus 5:17 ao 19.

E ele mesmo revelou ao apóstolo João em Apocalipse dizendo: Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apoc. 14:12. O Senhor Jesus é um grande exemplo para todos nós até mesmo sobre a guarda dos mandamentos, no livro de apocalipse ele é chamado de fiel e verdadeiro:  E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça. Apoc. 19:11., leia com atenção o texto a seguir e veja que Jesus não ensinou para a igreja primitiva que depois da sua morte eles deveriam transgredir o sábado, décadas depois da morte e ressurreição de Jesus, Lucas que não era Judeu, e nem tão pouco estava entre os doze apóstolos afirma que; mesmo depois da morte de Jesus na cruz a igreja primitiva continuou a guardar o Sábado, conforme relato de Lucas no novo testamento, as santas mulheres não transgrediram o Sábado nem mesmo para ungirem o corpo do senhor Jesus. E Lucas disse: 54 Era o dia da preparação, e ia começar o Sábado.

55 E as mulheres que tinham vindo com ele da Galiléia, seguindo a José, viram o sepulcro, e como o corpo foi ali depositado. 56 Então voltaram e prepararam especiarias e ungüentos. E no Sábado repousaram, conforme o mandamento. Lucas 23:54 ao 56.  Jesus viveu toda sua vida terrena sob a vigência do sacerdócio levítico isto é, viveu sob o regime do primeiro pacto, lembre-se que Jesus foi circuncidado ao oitavo dia  e comeu a páscoa com os discípulos na noite que antecedeu a sua morte, Francamente, concordar com os fariseus que  Jesus transgrediu um dos dez mandamentos pelo fato de ter curado pessoas no dia de sábado  é o mesmo que dizer que Jesus pecou, e se ele pecou então ele não era o cristo que avia de vir, e nem tão pouco serve para ser o nosso salvador.

Eu prefiro ficar com o testemunho dos apóstolos e dos profetas, o apóstolo   Pedro testemunhou: mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, I Pedro 1:19. Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; I Pedro 2:22.

Isaias profetizou: Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, ... ·ISAÍAS  53:7.

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. ·JOÃO 1:29. (Testemunho de João Batista)

Veja no texto a seguir como Deus deseja que o nosso coração esteja em sintonia com todos os seus mandamentos; Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles, e a seus filhos para sempre! ·Deut. 5:29. Meu querido irmão, se você ainda  tem duvidas sobre o coração de Cristo quanto a obediência, então veja a oração do Senhor Jesus Cristo, poucas horas antes de morrer por nós na cruz do calvário; E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão. Lucas 22:44. Meu amado, pense com carinho, se os dez mandamentos pudessem  ser abolidos precisaria Jesus ter vindo morrer na cruz pelos nossos pecados, uma vez que a própria bíblia afirma: ...; mas onde não há lei também não há transgressão. Rom. 4:15.

...Estas são as palavras que o Senhor ordenou que cumprísseis. 2 Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, sábado de descanso solene ao Senhor; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho será morto. ·Êxodo 35:1 e 2.

 O próprio Deus escreveu em tabuas de pedra: Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia será o sábado de descanso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente será morto.  E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. ·Êxodo 31:12 ao 18 Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem. Ecles.12:13. (guardar os mandamentos não é um dever só dos judeus, nem tão pouco uma questão de fé, más sim um dever de todo homem, por tanto se você se considera um homem cumpra o teu dever.)

 

* Pergunta nº 18: Então porque os fariseus e muitos pastores nos dias atuais acusaram o Senhor Jesus de transgredir o Sábado?

 

R. Os fariseus foram um povo totalmente equivocado e por isso acusaram Jesus de muitos pecados e foram eles que gritaram bem alto solta Barrabas e crucifica Jesus,  mas eu não creio que um verdadeiro cristão concorde com os fariseus, até porque como já vimos na resposta da pergunta anterior, se Jesus transgrediu um mandamento então ele pecou, e já não é mais santo, mas se Jesus tivesse realmente pecado, o seu sacrifício não teria sido aceito, então vamos ver a opinião de Jesus sobre os fariseus; Guias cegos! que coais um mosquito, e engolis um camelo. Mateus 23:24.

Trouxeram-lhe então um endemoninhado cego e mudo; e ele o curou, de modo que o mudo falava e via... Mas os fariseus, ouvindo isto, disseram: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios. E então Jesus os chamou de: Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus?... Lucas 12: 22 ao 34. Os fariseus, porém, saindo dali, tomaram conselho contra ele, para o matarem. Mateus 12:14. ...todos clamaram à uma, dizendo: Fora com este, e solta-nos Barrabás! Lucas 23:18. E propôs-lhes também uma parábola: Pode porventura um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova? Lucas 6:39. Com certeza concordar com os fariseus, e dizer que Jesus transgrediu o sábado dado por ele mesmo no monte Sinai, é o mesmo que ser guiado por cego.

 

* Pergunta nº 19: Se nós não podemos trabalhar no Sábado então porque os discípulos colheram espigas num dia de Sábado para comer?

 

R. Naquele tempo passou Jesus pelas searas num dia de Sábado; e os seus discípulos, sentindo fome, começaram a colher espigas, e a comer. Mateus 12:1. Meu amado, neste episódio das espigas não existe pecado, pois está claro que os discípulos não estavam colhendo para armazenar, muito menos para vender, mas apenas para matarem a fome que estavam sentindo naquele momento. Lembre-se que Jesus nunca proibiu as pessoas e nem mesmo os animais de comer ou beber no dia de Sábado e então Jesus lançou em rosto a hipocrisia dos fariseus e que com certeza também serve para muitos pastores em nossos dias, e respondeu-lhe, porém, o Senhor Jesus: Hipócritas, no Sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, para o levar a beber? Lucas13:15.

 

* Pergunta nº 20: então o que faltou para os fariseus foi equilíbrio e bom senso?

 

R. Com certeza, mas a falta de equilíbrio e bom senso não é um problema só dos fariseus, pois em se tratando de religião, podemos sentir esse mesmo problema também em nossos dias. O grande problema dos fariseus foi tratar o dia de Sábado com fanatismo e ao mesmo tempo fazer uma grande oposição contra os milagres e maravilhas que Jesus faz para abençoar pessoas humildes e oprimidas pelo diabo, esse mesmo desequilíbrio e falta de bom senso acontece em nossos dias, só que de forma contraria, pois hoje as religiões só querem sinais prodígios e maravilhas e desprezam totalmente o quarto mandamento, o Sábado que o próprio Jesus mandou guardar. Êxodo 20:8 ao 11. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hbr. 13:8.

Pois eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Mal. 3:6. Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.  Apoc.14:12.

A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva. Isaias 8:20.

 

* Pergunta nº 21: Mas os fariseus estavam tão equivocados a ponto de querer matar Jesus só porque ele cura pessoas durante o dia de Sábado?

 

R. É Jesus quem responde: Quem dentre vós me convence de pecado? Se digo a verdade, por que não me credes? João 8:46.

Portanto, é lícito fazer bem nos Sábados. E eis que estava ali um homem que tinha uma das mãos atrofiadas; e eles, para poderem acusar a Jesus, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos Sábados?

11 E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num Sábado ela cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la?

12 Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos Sábados. ... 14 Os fariseus, porém, saindo dali, tomaram conselho contra ele, para o matarem. Mat. 12:11 ao 14. 8

Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. 9 Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar. Ora, aquele dia era Sábado...

15 Retirou-se, então, o homem, e contou aos judeus que era Jesus quem o curara. 16 Por isso os judeus perseguiram a Jesus, porque fazia estas coisas no Sábado. 17 Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. (Está claro que Jesus estava fazendo ali um trabalho espiritual e de caridade, mas, para uma pessoa sem entendimento isso significa violar o Sábado aponto de quererem matar Jesus? Meu amigo você vai ficar do lado dos acusadores de Jesus aponto de dizer que Jesus transgrediu o Sábado porque tirou uma pessoa do buraco?) Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o Sábado,... João 5:8 ao 18. Na ótica de um fariseu fanático e desequilibrado, fazer o bem no Sábado é violar o sábado, eu nesse caso, prefiro ficar com a ótica de Jesus; Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados.   (Obs. O assunto aqui não é trabalho material)

Jesus estava ensinando numa das sinagogas no Sábado.11 E estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava encurvada, e não podia de modo algum endireitar-se.12 Vendo-a Jesus, chamou-a, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade;13 e impôs-lhe as mãos e imediatamente ela se endireitou, e glorificava a Deus.14 Então o chefe da sinagoga, indignado porque Jesus curara no sábado... 15 Respondeu-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, no Sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, para o levar a beber? 16 E não devia ser solta desta prisão, (esta ovelha) no dia de sábado, esta que é filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? 17 E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversário ficavam envergonhados; e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele. Lucas 13:10 ao 17. (Cuidado meu irmão! Porque todos que acusaram Jesus foram envergonhados). 

Disse Tiago: Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tg. 4:17.

 

* Pergunta nº 22: quais são os estatutos do Sábado, o que se pode e o que não se pode fazer durante o dia de Sábado, sétimo dia da semana?

 

R. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;

10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.

11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do Sábado, e o santificou. Êx. 20:8 ao 11.

O Senhor Jesus através do profeta Isaias nos ensina os estatutos do sábado: Se desviares do Sábado o teu pé, de fazer a tua vontade no meu santo dia; se ao Sábado chamares deleitoso, e santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falar as tuas próprias palavras, 14 então, te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse. Isaias 58:13 e 14.

Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera. Gênesis 2:3.

 

* Pergunta nº 23: O Senhor Jesus realmente disse que os dez mandamentos se resumiram em dois?

 

R. Não, o Senhor jamais disse que os dez mandamentos se resumem em dois, muito pelo contrario, o que Jesus fez foi reforçar a obediência aos mandamentos de Deus, e ele usou exatamente o termômetro que é o AMOR para reforçar a obediência aos mandamentos, sim o AMOR é a ferramenta usada por Deus para medir o nosso grau de comprometimento para com ele e com a obediência aos seus mandamentos, pois quem ama a Deus obedece a todos os seus mandamentos.

 Observe que na resposta de Jesus aos fariseus não existe a palavra resumo, mas que precisamos obedecer toda a bíblia.

37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.

38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.  40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mat. 22:37 ao 40. (É o óbvio, como prova de amor ao meu pai eu preciso obedecer as suas ordens.)

 

O mancebo de qualidade. Mc.10.17-31 Lc.18.18-30

16 E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?

17 Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos.

18 Perguntou-lhe ele: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; 19 honra a teu pai e a tua mãe; e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 19:16 a o 19.

Eu amo aos que me amam, e os que diligentemente me buscam me acharão. Prov. 8:17.

e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. Êx. 20:6.

13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. Gal. 5:13.

O livro do apocalipse é a revelação de Jesus Cristo, e ele disse a João: Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apoc. 14:12.

Quem sempre quis colocar duvidas no homem para desobedecer aos santos mandamentos de Deus é satanás, ele até faz guerra aos que guardam: Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Dan. 7:25.

E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus. Apoc.12:17.

Veja como Deus nos ama e deseja que o nosso coração esteja em sintonia com todos os seus mandamentos, e o próprio Deus disse: Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles, e a seus filhos para sempre! ·Deut. 5:29. Veja também Tiago 2:10 e 11.

 

* Pergunta nº 24: muitas pessoas ensinam que um dia tem 24 horas. Existe base bíblica para isso?

 

R. Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; João 11:9. Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar. João 9:4

mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz. João 11:10.

Chamando dois centuriões, disse: Aprontai para a terceira hora da noite duzentos soldados de infantaria, setenta de cavalaria e duzentos lanceiros para irem até Cesaréia; Os soldados, pois, conforme lhes fora mandado, tomando a Paulo, o levaram de noite a Antipátride. Atos 23:23 e 31.

 ( É impressionante, como esse texto nos trás uma grande revelação, pois até os soldados Romano sabiam contar as horas da noite, separadas das horas do dia)

porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas;

Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite;I TES. 5:5 ao 7.

E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. Gênesis 1:5

E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos; Gênesis 1:14

para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom. Gênesis  1:18

Enquanto a terra durar, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite. Gênesis 8:22

Trocam a noite em dia; dizem que a luz está perto das trevas. Jó 17:12

Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Salmos 19:2

19 E veio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:

20 Assim diz o Senhor: se puderdes invalidar o meu pacto com o dia, e o meu pacto com a noite, de tal modo que não haja dia e noite a seu tempo,

21 também se poderá invalidar o meu pacto com Davi, meu servo, para que não tenha filho que reine no seu trono; como também o pacto com os sacerdotes levíticos, meus ministros.

25 Assim diz o Senhor: Se o meu pacto com o dia e com a noite não permanecer, e se eu não tiver determinado as ordenanças dos céus e da terra,

26 também rejeitarei a descendência de Jacó, e de Davi, meu servo, de modo que não tome da sua descendência os que dominem sobre a descendência de Abraão, Isaque, e Jacó; pois eu os farei voltar do seu cativeiro, e apiedar-me-ei deles. Jer.  33:19 ao 26

Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. Lucas 2:8.

(Leia o livro Jesus não morreu na sexta-feira, pois o mesmo traz com detalhes as mudanças feitas pelo poder romano nos tempos e nas leis de Deus.)

 

* Pergunta nº 25: O apóstolo Paulo era o apóstolo dos gentios, ele nos mandou guardar os mandamentos de Deus ou liberou geral?

 

R. Acho que nenhuma pessoa em juízo perfeito é capaz de pregar contra a observância dos dez mandamentos, e muito menos o apóstolo Paulo iria fazer isso, e ele disse: A circuncisão (lei cerimonial) nada é e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus. I Cor. 7:19. Observe neste versículo que o apóstolo Paulo não só manda observar os mandamentos de Deus, mas define com clareza a diferença que existe entre a lei cerimonial e transitória escrita por Moisés e colocada ao lado de fora da arca de Deus. Deut. 31:24  e a lei dos dez mandamentos escritos pelo dedo de Deus e colocados dentro da arca. E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. Êx. 31:18. E Paulo continuou falando: E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. I Cor. 2:1. 5 e João disse: Depois disto olhei, e abriu-se o santuário do tabernáculo do testemunho no céu; Apoc. 15:5. A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva. Isai 8:20.

7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum... 10 e o mandamento que era para vida, esse achei que me era para morte. 12 De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.

13 Logo o bom tornou-se morte para mim? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte por meio do bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente maligno. Exemplo: uma pessoa pratica todo tipo de idolatria e acha que não é pecado só porque seus pais lhe ensinaram conforme o catecismo da igreja católica e lá não existe esse mandamento e nem o sábado, já por outro lado os evangélicos acham ser excessivamente maligno praticar a idolatria por que sabem que o segundo mandamento da lei de Deus proíbe rigorosamente a prática de idolatria. No entanto pelo fato dos evangélicos terem aprendido guardar o domingo e pensarem erroneamente que quem está na graça não precisa obedecer aos dez mandamentos, então não se sentem culpados de transgredir o sábado, quarto mandamento, e é exatamente pelo fato da nossa carne não querer obedecer à lei de Deus, que Paulo disse: 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Romanos 7:7 ao 16

E disse mais o apóstolo Paulo: pois para com Deus não há acepção de pessoas. 12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. 13 Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei 14 porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei. 15 pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, ... Romanos 2: 11 ao 15. ( observe que Paulo também não usa a palavra Judeu, mas diz: todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão;)

 

* Pergunta nº 26: Mas existe alguma passagem bíblica mostrando Paulo guardando o sábado no novo testamento?

 

R. Mas eles, passando de Perge, chegaram a Antioquia da Psídia; e entrando na sinagoga, no dia de sábado, sentaram-se. 42 Quando iam saindo, rogavam que estas palavras lhes fossem repetidas no sábado seguinte.

44 No Sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Atos 13:14 ao 44. No Sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres (gentílicas) ali reunidas. 14 E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura... Atos 16:13 e 14.

 

* Pergunta nº 27: então os fariseus não tinham razão quando acusaram Paulo de ser transgressor da lei de Deus?

R. Paulo, porém, respondeu em sua defesa: Nem contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César, tenho pecado em coisa alguma. Atos 25:8.

 

* Pergunta nº 28: E os outros apóstolos, o que é que eles falaram sobre os mandamentos no novo testamento?

 

R. Então vamos ver a opinião de Pedro, Tiago e João, é importante saber que estes apóstolos eram os principais lideres da igreja cristã e são os mesmos que lideraram o primeiro concolio da igreja registrado no capitulo quinse de Atos: Porque Moisés, desde tempos antigos, tem em cada cidade homens que o preguem, e cada sábado é lido nas sinagogas.

22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos com toda a igreja escolher homens dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens influentes entre os irmãos. Atos 15:21 e 22.

 João o apóstolo do amor disse: E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos.

4 Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade;

Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. I João 2:3 ao7. e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. I João 3:22 ao 23. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.

Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos; I João 5: 2 e 3

E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, para que nele andeis. II João 1:6.

Disse Tiago: Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. Porque o mesmo que disse: Não cometerás adultério, também disse: não mataras. Se tu, pois, não cometes adultério, mas matares, és homicida, e te hás tornado transgressor da lei. Tiago 2:10 e 11.

O apóstolo Pedro disse: Porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. 22 Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro; Volta o cão ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal. II Pedro 2: 22.

 

* Pergunta nº 29: Então foi satanás quem mudou os tempos e a lei, e quer colocar a culpa no Senhor Jesus?

 

R. Quem sempre odiou e procurou colocar dúvidas sobre os mandamentos de Deus, desde o Jardim do Éden foi o diabo; 1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, 4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Gênesis 3:1 ao 4.  Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. II Cor.11:3.

 Aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus. II Tes. 2:4. E o dragão (satanás) irou-se contra a mulher, (Igreja) e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus. Apoc 12:17. Jesus repreende severamente todos àqueles que dão ouvidos, e de alguma forma satisfazem os desejos de Satanás, e Jesus disse: Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44.

E Jesus fechou a questão sobre os mandamentos no novo testamento dizendo a João no último livro da bíblia: Aqui está a perseverança dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apoc. 14:12.

 

 

Se desejar mais detalhes sobre esse tema entre em contato com um dos diretores da convenção nacional, ou ligue: (41) 984081584 –TIM

 

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz. Num. 6:24 ao 26.

 

                                                                                                                  Pr. Pedro Felipe

 

Novidades

Pra nunca mais chorar… (Pai, tô com fome)

26/10/2012 16:13
  Pra nunca mais chorar… (Pai, tô com fome)   Passava do meio dia, o cheiro de pão quente invadia aquela rua, um sol escaldante convidava a todos para um refresco. Ricardinho não agüentou o cheiro bom do pão e falou: - Pai, tô com fome!!! O pai, Agenor , sem ter um...

A ARANHA

14/05/2012 13:31
Uma vez um homem estava sendo perseguido por vários malfeitores que queriam matá-lo. O homem, correndo, virou em um atalho que saía da estrada e entrava pelo meio do mato e, no desespero, elevou uma oração a Deus da seguinte maneira:  - "Deus Todo Poderoso fazei com que dois anjos venham do...

A Escola do Deserto

22/02/2012 18:38
  A escola do deserto   Deus treina seus líderes mais importantes na escola do deserto. Moisés, Elias e Paulo foram treinados por Deus no deserto. O próprio Jesus antes de iniciar o seu ministério passou quarenta dias no deserto. O deserto não é um acidente de...

A Estrada do Sucesso

22/02/2012 17:48

Pegadas na areia

22/02/2012 17:43

Lição de Felicidade

27/01/2012 13:22
  Foi um dia desses. Eram dois irmãos vindos da favela. Um deles deveria ter cinco anos e o outro dez. Pés descalços, braços nus. Batiam de porta em porta, pedindo comida. Estavam famintos. Mas as portas não se abriam. A indiferença lhes...

O Beija Flor

27/01/2012 13:16
  Carlos era um garoto estudioso. Seu problema era a falta de paciência. Se ele estivesse fazendo a lição de casa e algo saísse errado, logo se irritava. Jogava longe o caderno, a régua, o lápis e desistia do...

Conhecendo o Grupo Rocha Eterna

26/01/2012 11:53
  Conhecendo o Grupo Rocha Eterna   É um grupo de louvor e adoração que começou no ano de 2002 na Congregação Evangélica Semente Santa, e através dele o nome de Jesus Cristo é exaltado, glorificado e pregado para muitas pessoas, por onde ele passa. Por esse grupo passou...

Mensagem de Reflexão - Lençol sujo

26/01/2012 11:03
  Lençol sujo Um casal, recém-casados, mudou-se para um bairro muito tranqüilo.  Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou atráves da janela em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:  - Que lençóis sujos ela...

Mensagem de Reflexão - A Estória do Lápis

26/01/2012 11:03
  A Estória do lápis O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:  - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?  A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:  - Estou escrevendo sobre...
1 | 2 >>